Monday, December 21, 2009

Lançamento Fractal na Quanta

Atrazado pra caramba aí vão as fotos do lançamento do Fractal, álbum que eu e a Marcela Godoy lançamos na Quanta dia 27 de Novembro. Valeu a todos que compareceram e espero que tenham gostado do álbum!

Eu desenhando nos álbuns.

Marcelo Campos sondando o local...

Eu e a Marcela autografando os álbuns.

Presença do padrinho do projeto, o Mister Renato Guedes, ele é o Jesus aí com camisa da Quanta.

Saturday, December 12, 2009

Cavaleiro das Trevas

A exposição de fim de ano da Pandora, escola onde dou aula em Campinas , teve como tema os Heróis de todas as épocas. É claro que poderia ter trabalhado um conceito melhor mas não poderia. Meu lado nerd sentimental falou mais alto e tive que fazer uma homenagem ao Cavaleiro das Trevas, a HQ que mudou a minha vida e me ajudou a ver que quadrinhos eram muito mais do que eu imaginava que poderiam ser.

Tentei me aproximar do estilo e da paleta de cores que o Miller e a esposa usaram e passei a admirar mais ainda o estilo e fluidez de traços do mestre...hehe

Abraço a todos!!

F

Friday, December 04, 2009

Resenha Fractal Universo HQ

FRACTAL Título: FRACTAL (Devir Livraria) - Edição especial

Autores: Marcela Godoy (roteiro) e Eduardo Ferigato (arte).

Preço: R$ 18,00

Número de páginas: 64

Data de lançamento: Novembro de 2009

Sinopse: Liel Lorca, perito criminal do DHPP (Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa), é convocado pela Divisão Anti-Sequestro a tomar parte numa investigação envolvendo o desaparecimento de cinco rapazes.

Ao longo da investigação, Liel descobre que nos sequestros há um bizarro padrão de seleção entre as vítimas, envolvendo numerologia, cabala, maçonaria e os fractais.

Seu maior desafio, contudo, será lidar com o fato de o que começou como um caso de sequestro ter tudo para terminar com uma terrível sucessão de assassinatos que ele, talvez, não consiga impedir.

Positivo/Negativo: Fazer um thriller de suspense e mistério em quadrinhos é algo muito difícil. Mais difícil que na TV ou no cinema. Mais difícil que nos livros.

No cinema ou na TV, o telespectador só tem acesso às informações que o autor deseja que ele tenha.

Nos livros, o próprio texto cria um "muro" escondendo o mistério. É preciso que se leia tudo para saber o que as palavras narram, o que demanda tempo e disposição. E no caso da literatura, ler na ordem inversa nem sempre traz a compreensão dos fatos.

Já nos quadrinhos, pela sua própria característica de contar histórias usando texto e imagens, na maioria das vezes, "bater o olho" em uma das páginas finais já é o suficiente para revelar tudo. E não há nada que impeça o leitor de pular pro fim e, apenas folheando, descobrir o grande mistério.

Para que o leitor "abrace" a obra e a siga tal qual o autor a imaginou, para que haja suspense e mistério, antes de tudo é necessário que haja o envolvimento dele.

O leitor precisa imergir na HQ de tal forma, que seja capaz de esquecer que apenas algumas poucas páginas o separam da solução de todos os segredos.

E não pense que toda a dificuldade de se trabalhar no gênero fica sobre os ombros do roteirista. As imagens de cada quadro precisam ser muito bem construídas, pois ali estarão muitas das pistas para o leitor.

Desnecessário dizer que a narrativa - a sequência de quadros da HQ - é fundamental num caso como este.

Criar este clima de envolvimento, unindo bem a arte e o texto é difícil. Não são muitas as obras e autores que conseguem. Fractal está dentre esses poucos.

Não que a HQ seja inovadora ou genial. Na verdade, ela tem todos os "trejeitos" dos suspenses policiais tradicionais: crimes aparentemente absurdos e desconexos, detetives com o poder de dedução de um Sherlock Holmes e um romance conturbado no fundo.

Mas aí é que está a questão. Mesmo trabalhando num gênero tão desgastado pelos filmes de Hollywood e tão complicado de ser realizado nesse formato, a história envolve e diverte. E, pra quem pensava o contrário, tudo se desenrola no Brasil, mais precisamente em São Paulo, da maneira como as coisas são feitas aqui, na realidade, e não no CSI.

Marcela Godoy, a roteirista, apresenta um protagonista muito bem construído, com diálogos e situações bastante plausíveis (uma delas até real!), numa trama montada com competência e devidamente completada pela excelente arte de Eduardo Ferigato.

Claro que, por ser uma trama de suspense, não é conveniente dar mais detalhes da trama nesta resenha, mas, no final das contas, Fractal é uma ótima HQ nacional, com um nível de dedicação e pesquisa pouco visto no Brasil (leia os textos que fecham o álbum para entender melhor).

Vale cada centavo.

Classificação: - Ronaldo Barata

Tuesday, December 01, 2009

Blog de estudos de desenho

Montei um blog para estudos de desenho que vou atualizar diariamente com uma arte nova.

Dêem uma passada lá pessoal!

http://eferigatoestudos.blogspot.com/

Abraço!